Dia 10
Dois homens, dois caminhos diferentes
Para meditar: Romanos 5:12-21
Os primeiros versículos de Romanos 5 incitam uma questão: de que forma o sacrifício de um homem, por mais nobre que tenha sido, pode trazer benefícios tão incríveis a tantas pessoas? Os versos seguintes nos trarão luz sobre essa pergunta.
A pecado e a morte entraram no mundo por meio de Adão, o primeiro homem, com a consequência de todos nos tornamos pecadores (verso 12). Paulo não está apenas dizendo que todos nós pecamos como Adão, mas sim que todos nós pecamos em Adão. Por essa razão os versículos 13 e 14 nos revelam que, quer as pessoas tivessem a lei de Deus, quer não, todos morreram, pois todos foram culpados por aquilo de Adão fez. A condenação decorrente do pecado dele passou a todos seus descendentes. Sendo assim, diante de Deus, Adão era o representante da humanidade e todos nós deveríamos ser tratados de acordo com o que ele fez (merecíamos a morte eterna). Todavia….
Deus demonstrou toda misericórdia ao enviar Jesus, que se tornaria o novo representante da humanidade. Assim como estávamos condicionados às consequências do pecado de Adão, por intermédio do sangue de Jesus vertido na cruz, fomos convidados à justificação diante de Deus.
Paulo ensina à igreja que, assim como pela desobediência de um só homem todos foram feitos pecadores, foi por meio da obediência de Jesus que todos foram feitos justos (verso 19).
Não há necessidade de se permanecer no pecado para que a graça aumente, pois ela já se demonstrou abundante por meio de Jesus Cristo. Onde o pecado abundou, superabundou a graça de Deus!
Para orar:
- Reflita sobre a importância da obediência de Jesus para sua salvação e agradeça a Deus pelo fato do sacrifício de um só homem ter sido suficiente para salvar toda a humanidade.
Para ouvir:
Nada além do sangue – Fernandinho
Comentários