Dia 11

União com Cristo

 

Para meditar: Romanos 6:1-5

Enquanto nos capítulos 1 a 5 o apóstolo Paulo nos conta sobre o que Deus realizou para nós no evangelho, a partir do capítulo 6 temos aquilo que Deus realizará em nós por meio do evangelho.

Todavia, Paulo nos faz um alerta: o sacrifício de Jesus na cruz e a consequente justificação do homem não é um passe livre para continuarmos no pecado. Pecar deliberadamente (consciente do erro) significa um total descaso com a misericórdia divina e falta de compreensão da seriedade do pecado.

O perdão de Deus não torna o pecado menos grave: a morte de seu Filho comprova a terrível gravidade do pecado. Jesus pagou com a vida para que pudéssemos ser perdoados. A disponibilidade da misericórdia divina não deve ser desculpa para uma vida descuidada. 

Precisamos entender que a expressão “morremos para o pecado” não significa que não estamos mais sujeitos a pecar, mas sim que, ao nos tornarmos cristãos, não estaremos mais sob o reino, o poder e o domínio do pecado.

A morte e ressureição de Jesus devem ter impacto real em nossas vidas! A renúncia à natureza adâmica é consequência da justificação. Por esse motivo a pergunta lançada no verso 1 tem uma resposta clara e objetiva: de maneira nenhuma devemos continuar vivendo no pecado.

Os primeiros versos deste capítulo evidenciam de uma forma impressionante a doutrina da união com Cristo. O motivo do cristão para obedecer a Deus flui de quem somos – nossa nova identidade advinda da “nossa morte” com Jesus.

Como a morte de Cristo levou à sua ressureição e nova vida, da mesma forma nossa união com Cristo deverá levar a uma nova vida. Se cremos em Jesus, já ocorreu uma mudança de identidade, do mesmo modo que uma mudança de vida acontecerá.

 

Para orar:

  • Agradeça a Deus pela nova identidade que tem em Cristo. Passe tempo em oração desfrutando com Ele da vontade de que você está unido ao seu Filho;
  • Peça a Deus que o capacite a se lembrar da sua nova identidade em Cristo e a vivenciá-la em suas atitudes e comportamento.

 

Para ouvir:

Revival’s in the air – Bethel Music