Para meditar: Romanos 7:1-6

Ao longo da carta aos Romanos Paulo tem mostrado que a lei é impotente para salvar o pecador, aqueles que a guardam e até a pessoa que já possui uma nova natureza. O pecador é condenado pela lei. Paulo reitera nesses versos que a salvação não pode ser alcançada pela obediência à lei. Não importa quem somos, somente Jesus Cristo nos pode libertar e salvar. 

A analogia que o apóstolo nos traz agora é o casamento. Todos nós já fomos “casados” com a lei uma vez e não era um bom relacionamento, uma vez que não podíamos satisfazê-la (não conseguíamos cumpri-la integralmente) e “as paixões pecaminosas despertadas pela lei estavam operando” (verso 5).

Assim como Paulo nos ensina que quando um dos cônjuges morre, o contrato de casamento fica anulado, ao morrermos com Cristo, a lei não pode mais nos condenar. Estando unidos a Cristo, seu Espírito nos capacita a praticar boas obras para Deus. Então, servimos ao Senhor não porque obedecemos a um conjunto de regras, mas porque nosso renovado coração e mente transbordam de amor por Ele.

Somos casados com Cristo! Ser cristão é se apaixonar por Jesus e ingressar em um relacionamento jurídico, mas ainda assim íntimo e pessoal. Nenhuma parte das nossas vidas permanece intocada.

Afinal, o casamento implica uma perda significativa de liberdade e independência. O casamento gera deveres e obrigações, mas também possibilita amor, intimidade, aceitação e segurança que não se encontra fora do casamento. Deste modo, a perda de liberdade no casamento não é uma carga pesada, mas sim uma grata felicidade. Em um bom casamento as vidas dos cônjuges são influenciadas e mudadas pelas vontades da pessoa amada.

Enquanto a vida das pessoas que ainda não tiveram um encontro genuíno com Cristo está centrada em sua gratificação pessoal, quando entendemos que somos um com Ele, passamos a querer agradar àquele que nos salvou. Obedecê-lo não é um fardo, é uma alegria!

 

Para orar:

  • Agradeça a Deus o fato de Ele o libertar da escravidão e do casamento com a lei por meio de sua morte em Cristo;
  • Converse com Deus a respeito das maneiras pelas quais você ainda vive como se o pecado e a lei estivessem no controle e peça ajuda para viver como a nossa pessoa que você é.

 

Para ouvir:

Eu também vou (So will I – 100 billion x) – Hillson United cover