Para meditar: Romanos 7:25 a 8:4

O verso 1º do capítulo 8 é um dos mais citados em todo o mundo e reflete nossa condição como nova criatura: “agora já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus”. O que Paulo usa aqui é muito mais forte do que simplesmente dizer que não estamos condenados, a questão é que não existe condenação nenhuma! Estaríamos todos condenados por termos reiteradas vezes desobedecido à palavra de Deus, mas a cruz de Jesus nos tornou inocentes e nos ofereceu libertação do pecado.

Enquanto no capítulo 7 temos o reflexo da vida dos cristãos que lutam conta a natureza pecaminosa, evidenciando que que ainda fazemos algo que agora odiamos, o capítulo 8 nos revela que o Espírito Santo opera em nós para realizar aquilo que não conseguimos por nossas próprias forças (vencer o pecado). Esse “Espirito de vida” mencionado no verso 2 é o Espirito Santo. Ele estava presente na criação do mundo (Gn 1.2). É o poder ativo no novo nascimento de cada cristão. Ele nos dá o que necessitamos para seguir uma vida cristã.

Assim como no Antigo Testamento havia expiação dos pecados por meio de sacrifícios de animais, Deus nos libertou do laço da morte enviando seu próprio filho para morrer por toda humanidade. Em seu Filho, Deus derrotou a pena legal do pecado, que é a morte. Por meio da obra de seu filho, Deus também enviou o Espírito ao seu povo, a fim de erradicar o pecado em nossas vidas. “A justa exigência da lei” agora pode “se cumprir plenamente em nós” (verso 4). Como isso acontece? Porque passamos a viver segundo o Espírito, não mais pela natureza pecaminosa.

Temos então no versículo 4 a razão de Cristo ter feito tudo o que fez por nós (encarnação, vida, morte e ressureição): a fim de que vivêssemos uma vida santa. Todo propósito de Jesus era nos tornar santos e capazes de viver uma vida santa, mais próximos ao Pai.

Esse deve ser nosso maior motivo para buscarmos uma vida santa. Sempre que pecamos, estamos nos empenhando em frustrar o alvo e o propósito de todo ministério de Cristo Jesus. Se isso não funcionar como incentivo para viver uma vida santa e irrepreensível, nada funcionará.

 

Para orar:

  • Agradeça a Deus pelo dom do Espírito em sua vida;
  • Ore para que você seja guiado pelo Espírito Santo e não pelos desejos da carne.

 

Para ouvir:

De corações puros – Brunão Morada + André Aquino – Som do Reino