Para meditar: Romanos 8:5-14

Aquilo que habita nossa mente moldará nossa maneira de viver. Aquilo que ocupa nossa mente molda nosso caráter e comportamento.

Paulo nos ensina que duas coisas podem ocupar nossas mentes: os desejos da carne ou o que o Espírito deseja. Ocupar a mente é mais do que simplesmente pensar a respeito de alguma coisa. Significa concentrar-se atentamente em algo, estar preocupado com isso, deixar sua atenção e imaginação serem totalmente capturadas por isso.

Para onde quer que sua mente vá de modo mais natural e livre quando não há mais nada para distraí-la, é para isso que você realmente vive. O que você tem pensado em seus momentos de solidão?

Só seremos dominados pelo Espírito quando estivermos em total sintonia com Cristo. Os cristãos não são aqueles que vivem pela natureza pecaminosa e morrem; nós seremos, e devemos ser, aqueles que mortificam as ações iníquas do corpo. Ao afirmar que fomos vivificados (verso 10), concluímos que temos uma promessa de receber um corpo renovado (verso 11). Por enquanto, mortificamos a natureza pecaminosa no poder do Espírito. O poder transformador do evangelho começa aqui e reflete na eternidade.

Isso significa adotar uma resistência implacável em um coração plenamente engajado contra a prática pecaminosa. Mortificar é um termo violento e abrangente, mas totalmente necessário. Significa declarar guerra contra atitudes e comportamentos errados. Um cristão não brinca com o pecado, ele o mortifica!

Por outro lado, isso também significa aplicar o evangelho ao nosso coração e não apenas resistir ao pecado em nosso comportamento. Precisamos nos lembrar de nossa obrigação com aquele que nos deu vida espiritual agora e um corpo perfeito no futuro. O pecado só poder ser eliminado em sua raiz se nos expusermos constantemente ao amor inimaginável de Cristo por nós. O pecado cresce quando pensamos que merecemos algo de Deus ou da vida. A piedade cresce quando lembramos que somos devedores de Deus por toda a vida. Mortificar o pecado é parte do que significa ter a nossa “mente voltada para o que o Espírito deseja” (verso 5).

 

Para orar:

  • Reflita sobre algum tipo de padrão de pecado com o qual você tem lutado e peça a Deus que te ensine como mortificá-lo.

 

Para ouvir:

Que Ele cresça – Deigma Marques