Para meditar: Romanos 8:15-17
São apenas 3 versículos, mas eles são um resumo maravilhoso do relacionamento que nós, como cristãos, desfrutamos com Deus, pelo seu Espírito.
O versículo 15 nos diz que essa filiação é uma condição “recebida”, e não uma condição natural. Não nascemos filhos de Deus, mas fomos adotados em sua família quando recebemos seus Espírito.
No mundo romano, um homem rico e sem filhos podia adotar alguém como seu herdeiro. No momento da adoção:
- as dívidas do novo filho eram canceladas;
- ele recebia um novo nome e se tornava herdeiro de tudo o que seu novo pai possuía;
- seu novo pai se tornava responsável por todas as suas ações;
- o novo filho tinha a obrigação de agradar e honrar seu pai.
Assim também fomos adotados por Deus e Ele nos fez nova criatura. Os privilégios de sermos filhos adotivos são inúmeros e nos revelam quão grande é o Seu amor por nós. Podemos chamá-lo de “ABBA PAI”, ou, simplesmente, papai.
Esses três versos nos revelam como filhos adotivos temos a segurança da nova filiação, o status de sermos filhos do dono do Universo, a intimidade, a certeza de pertencimento, a herança na glória e a semelhança familiar.
Não recebemos um espírito de escravidão, mas sim o Espírito de filiação. O Espírito que nos dá a capacidade e a confiança de nos aproximarmos de Deus como Pai, e não como um senhor de escravos ou um patrão. Um filho obedece ao seu papai por amor. Ele conhece a segurança do perdão contínuo e do amor incondicional.
Agora podemos dizer: “Eu sou um filho de Deus. Ele me ama e me dará muito mais do que eu mereço. Meu desempenho não muda minha posição na família, mas quero trabalhar duro para proclamar seu Evangelho, pois Ele é o meu Pai amoroso”.
Aproveite a oportunidade que lhe foi dada de ser chamado filho de Deus e usufrua disso em tempo de intimidade com Ele.
Para orar:
- Ore a Deus como se Pai e desfrute dessa intimidade com Ele;
- Peça para desejar ser conformado à semelhança de Cristo.
Para ouvir:
Adoção – Israel Subirá
Comentários