Para meditar: Romanos 8:18-27
A criação está na “escravidão da degeneração” (verso 21). Ela está presa em um ciclo contínuo de morte e decomposição, assim, a vida sempre termina em morte. Quando a glória absoluta de nossa condição como filhos de Deus e seus herdeiros se manifestar, traremos a natureza conosco. A glória que está por vir será tão ofuscantemente poderosa que, quando ela cair sobre nós, envolverá toda a ordem criada e a glorificará conosco.
O pecado fez com que toda a criação perdesse o perfeito estado que tinha quando Deus a criou, se tornou decadente e escrava da morte. Todavia, há esperança! Um dia toda a criação será liberta e transformada. Até que esse momento chegue, haverá uma ansiosa expectativa pela ressurreição dos filhos de Deus.
Muitos tendem a ver o mundo de maneira extremamente pessimista, mau por natureza, fisicamente decadente e espiritualmente contaminado pelo pecado. O mundo e a criação divina são bons, apesar da perversão oriunda do pecado. Paulo nos indica que devemos ter esperança da glória futura. A criação será liberta e os filhos de Deus também desfrutarão da liberdade da glória. Aguardamos a nova ordem divina que libertará o mundo do pecado, das enfermidades e do mal. Enquanto isso, os cristãos vivem com Cristo em um mundo onde o corpo e a alma das pessoas podem ser curados pelo poder do Espírito, que combate os efeitos maléficos do pecado.
É justamente o Espírito que nos ajuda em nossas fraquezas e sonda nossos corações. Por meio do auxílio d’Ele, podemos aguardar o glorioso dia que veremos nosso Pai face a face. O verso 23 nos indica que devemos esperar ansiosamente, sem nos satisfazermos com esse mundo, nem com nossa vida e sofrimentos presentes. Mais a frente, o verso 25 revela que devemos esperar pacientemente, lembrando que não podemos esperar ou exigir uma vida perfeita agora, ainda não estamos na liberdade gloriosa.
Não devemos nos contentar em viver e usufruir o que temos agora de forma deliberada e sem nos lembrarmos que Cristo quer que vivamos com mente renovada e corpo santificado.
Esperar ansiosamente e de forma paciente não é fácil, mas temos uma garantia de que Deus opera para nosso bem e os propósitos d’Ele são maiores e melhores do que os nossos.
Para orar:
- Ore para que Deus te ensine a esperar como filho paciente e, enquanto esperamos que o plano divino se desenvolva, que você tenha confiança na sabedoria e no perfeito cronograma de Deus.
Para ouvir:
Abba Pai – Heloísa Rosa
Comentários