Para meditar: Romanos 11:1-24

Assim como Paulo vem falando ao longo de toda a carta aos Romanos, a salvação depende da eleição e misericórdia de Deus. Embora, o povo escolhido tenha rejeitado o evangelho, Deus não rejeitou nem abandonou seu povo. A resposta é categórica para a pergunta lançada logo no verso 1. Deus não rejeitou seu povo, o qual de antemão conheceu.

Ao trazer o exemplo da época do profeta Elias, temos uma verdade sendo escancarada: sempre haverá um remanescente fiel em Israel, salvo e preservado por Deus. Enquanto Elias questionava Deus sobre estar sozinho e desamparado, Deus lhe revelou que outros sete mil homens não haviam sobrado os joelhos diante de Baal. Temos também o exemplo de Paulo, israelita descendente de Benjamim, mas apesar de no início ter o coração endurecido para o evangelho, Deus não desistiu dele!

Paulo foi nomeado o apóstolo dos gentios. Ele lembrou este fato a seus irmãos judeus, esperando que estes também desejassem a salvação. Os judeus haviam rejeitado a oferta de Deus, por isso os gentios receberam a oferta de salvação. Mas quando um judeu se volta para Cristo há um grande júbilo, como se alguém que estivesse morto voltasse a viver. 

Ao dirigir-se aos cristãos gentios Paulo advertiu que não deviam sentir-se superiores pelo fato de alguns judeus terem sido rejeitados. A fé que Abraão possuía em Deus fez com que ele alcançasse a promessa e de sua descendência surgisse Israel, o povo de Deus, que foi comparado a uma árvore frutífera. Os judeus são os ramos naturais dessa árvore. Mas, por causa de sua incredulidade, alguns judeus foram arrancados, e os cristãos gentios, ramos de uma oliveira brava, enxertados. Judeus e gentios participam da mesma seiva da árvore, a fé em Deus, contudo nenhum deles pode apoiar-se em sua linhagem ou cultura para alcançar a salvação.

Se fomos escolhidos por Deus, continuaremos crendo e não seremos cortados. No entanto, mostramos que o amor soberano de Deus está sobre nós por meio da perseverança – permanecendo enxertados em seu povo.

 

Para orar:

  • Medite na bondade e severidade de Deus e agradeça por ter sido enxertado em Sua oliveira;
  • Reflita sobre como seu testemunho pode impactar a vida daqueles que rejeitaram o evangelho.

 

Para ouvir:

Since your love – United Pursuit