Para meditar: Romanos 11:22-36

 

Sabemos que Israel é o povo escolhido de Deus, a quem foram feitas promessas e a quem Ele enviou seu Messias, Jesus. Contudo, muitos rejeitavam o evangelho. Paulo elucida sobre o futuro reservado a eles. Conhecendo nosso Deus, sabemos que o convite a Israel jamais será retirado (verso 29).

Temos uma revelação no verso 26, mas de quem Paulo estava falando e o que ele estava dizendo?

Quem? Alguns pesquisadores alertam que Paulo estaria falando da “nação de Israel”, outros defendem a ideia de “nação espiritual” composta por judeus e gentios, e há quem defenda que esse verso indica que a maioria dos remanescentes judeus encontrarão salvação no Messias, antes do retorno de Cristo. De todo modo, isso não significa que todos os judeus ou todos os membros de igreja serão salvos

O que não resta dúvidas é que é possível ser judeu por nascimento e pertencer a uma igreja sem nunca ter correspondido à fé. Mas só porque algumas pessoas rejeitaram a Cristo não quer dizer que Deus parou de preocupar-se com Israel ou com a Igreja. Ele continua a oferecer gratuitamente a salvação a todas as pessoas. 

O que? Existe uma promessa ao povo de Israel e ela se cumprirá.

Apesar de termos muitas incertezas sobre o futuro e a volta de Cristo, Paulo assegura aos romanos e à igreja que Deus tem um plano de salvação para o mundo. Se pela descrença dos judeus os gentios puderam ter acesso à herança plena, também pela conversão dos gentios o povo de Israel será impactado. Os corações se converterão ao nosso único e suficiente salvador, Jesus.

Em uma análise final, todos somos totalmente dependentes de Deus. Embora o método e os meios divinos estejam além de nossa compreensão, sabemos que Deus não é arbitrário. Ele governa o universo e também a nossa vida com perfeita sabedoria, justiça e amor. Ele é a fonte de todas as coisas. Ele é o poder que sustenta e governa o mundo em que vivemos e criou tudo para expressão da sua glória. Nosso poderoso Deus merece o nosso louvor!

 

Para orar:

  • Use os versos 33 a 36 para louvar a Deus nesse momento. Por que não finalizar este mês declarando diariamente essas palavras maravilhosas?

 

Para ouvir:

Nunca foi sobre nós – Ministério Zoe