Para meditar: Romanos 12:1-8

Esse trecho da carta aos Romanos é um dos mais conhecidos pela igreja. Paulo nos ensina que devemos nos oferecer como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Em contrapartida, temos a ideia de “metanoia” sendo lançada aos cristãos. A ideia de ter nossa mente renovada para usufruir da boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas.

A expressão “sacrifício” não está voltada ao sacrifício pelo perdão dos nossos pecados, tendo em vista que Jesus Cristo morreu na cruz e seu sangue vertido nos propiciou o perdão de Deus. A oferta apresentada diz respeito à total entrega e disposição à Deus, oferecendo o melhor de nós.

Ser um sacrifício vivo é estar ativamente disposto a obedecer a Deus em relação a qualquer coisa que Ele diga em qualquer área de nossas vidas e estar passivamente disposto a agradecer a Deus qualquer coisa que Ele envie em qualquer área da vida. É uma entrega total, absoluta, sem receios ou condições.

Em seguida, Paulo adverte a igreja sobre nosso papel no corpo e como um corpo. Assim como Deus não nos quer com espírito de autocomiseração nem baixa autoestima, o orgulho e egocentrismo nos tiram do foco do que realmente importa: a transformação das nossas vidas a partir do evangelho.

Preste atenção no que os versos 4 a 8 nos dizem. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Nosso papel não é nos julgarmos melhores ou piores que ninguém. Deus trabalhará na vida de outras pessoas a partir daquilo que ela plantou em nós.

Veja bem, os dons foram entregues para ser usados em prol do Reino! Aquilo que você tem de melhor e de diferente foi feito especialmente por Deus.

Se seu dom é de profetizar, profetize! Se seu dom é servir, sirva! Se seu dom é ensinar, ensine! Se seu dom é dar ânimo, faça! Se seu dom é contribuir, contribua generosamente! Assim em diante, seja instrumento de transformação. Torne-se bom naquilo que você nasceu para fazer.

 

Para orar:

  • Faça um autoexame e peça para Deus que você tenha uma visão correta de si mesmo. Peça também por oportunidades para discernir e usar seus dons para servir.

 

Para ouvir:

This is living – Hillsong Y&F