Para meditar: Romanos 12:9-21

No centro do evangelho está o amor de Deus por nós. Desse modo, o amor por Ele e por outras pessoas deve estar no cerne de nossa vida. Paulo nesse trecho da carta mostra ao povo romanos diversos modos de expressar o amor às pessoas. Amor é sentimento, mas amar é decisão. É necessário difundir esse amor tão lindo que recebemos do Pai.

Todavia, o que Paulo alerta aqui é sobre a verdade desse amor. Quando lemos que “o amor deve ser sincero” (verso 9), temos um amor sem hipocrisia e verdadeiro ao nosso coração. Não nos convém demonstrar e viver uma cultura de gentileza, prestatividade e educação se de fato não aprendermos a amar as pessoas assim como Cristo amou a igreja.

O verdadeiro amor está preparado para fazer o que é certo, mesmo que isso signifique confrontar a pessoa amada. Isso nada mais é do que andar em unidade de vida, sabendo que em alguns momentos precisaremos sustentar, mas que em outros nos sustentarão na fé.

Além de amar aqueles que nos amam, Paulo nos mostra a necessidade de amarmos também aqueles que não nos amam. A ideia de vencer o mal com o bem revela a forma como os cristãos precisam agir. Fazer o bem aos que não merecem, assim como não éramos merecedores e fomos agraciados com o perdão e amor de Deus.

Os versos de 9 a 21 nos trazem uma reflexão profunda. Extraímos do texto que devemos:

  • Amar aqueles que não gostamos de forma espontânea (v. 9);
  • Estar disposto a desafiar o mal (v. 9);
  • Amar com afeições persistentes a longo prazo, não importa o que aconteça (v. 10-12);
  • Ser generoso com nosso lar, tempo e dinheiro (v. 13);
  • Não nos prender à amargura, mas abençoar quem nos prejudica (v. 14);
  • Estar disposto a envolver emocionalmente com as pessoas e a associar com pessoas diferentes de nós (v. 15-16);
  • Buscar a paz em relacionamentos difíceis e evitar retribuir com o mal com o mal (v. 18-21)

Precisamos nos incentivar demonstrando uns para os outros a misericórdia de Deus, tanto na vida cotidiana, quanto, acima de tudo, na cruz.

 

Para orar:

  • Reflita sobre em quais áreas vocês pode melhorar e colocar em prática o amor de Deus e quando se sentir triste, sozinho e injustiçado, lembre-se que Deus te amou primeiro!

 

Para ouvir:

Reckless love – Cory Asbury