Para meditar: Romanos 13:1-7
Em sua carta aos Romanos Paulo precisou tratar de um tema sensível, mas extremamente importante: o relacionamento do cristão com o Estado. Isso tem aplicação diária e prática para todos nós. Muitas pessoas obedecem ao Estado porque não querem ser punidas, um cristão, no entanto, deve ser diferente, pois Paulo nos ensina que não se trata apenas de uma questão de medo, mas de consciência (verso 5). Devemos, inclusive, orar pelos nossos governantes (1 Tim. 2:1-2) e interceder por todos que exercem autoridade sobre nós.
Existem ocasiões em que podemos desobedecer ao governo? Sim, quando um governo nos obriga a desobedecer a Deus. Jesus e seus apóstolos nunca desobedeceram ao governo por razões pessoais, somente o fizeram para seguir os padrões morais de Deus. Essa desobediência custou-lhes muito caro (At. 5:27-33).. Foram ameaçados, agredidos, enviados à prisão, submetidos a torturas e executados por sua fé. Temos também o exemplo de Sadraque, Mesaque e Abednego (Dt. 3:1-18). Assim como eles, se formos obrigados a desobedecer ao governo, devemos estar prontos para enfrentar as consequências.
O Brasil é um país laico, mas não é laicista. O que isso significa? Estado laico é aquele que não adota uma religião oficial. O laicismo, por sua vez, caracteriza-se pelo Estado que assume uma postura de intolerância religiosa, ou seja, a religião é vista de forma negativa e pejorativa.
Apesar de a Igreja brasileira (corpo de Cristo) sofrer ataques e ter seus valores questionados, ainda temos a liberdade de culto e adoração ao Deus vivo. Ao contrário da realidade brasileira, muitos países vivem sob a opressão de um Estado que coíbe qualquer tipo de manifestação e adoração à Deus (igreja perseguida). Se o Estado apoia aquilo que Deus proíbe, nos submetemos. Se o Estado ordena o que Deus proíbe, ou proíbe o que Deus ordena, a desobediência civil se torna um dever do cristão!
Jesus nos ensinou, devemos dar a cada um o que lhe é devido. Devemos demonstrar respeito às autoridades, pois foram instituídas por Deus. Não podemos desculpar a insubmissão com a justificativa de que o governo não é cristão.
Para orar:
- Agradeça a Deus por estar em um país em que o evangelho ainda pode ser pregado com verdade e liberdade;
- Ore por cristãos que estão em países que enfrentam essas decisões complexas de obediência às autoridades diariamente frente aos princípios de Deus.
Para ouvir:
Steady ground – Christian Carcamo
Comentários