Para meditar: Romanos 13:8-14

Após detalhar aos Romanos como deveria ser o relacionamento com outros cristãos, com os inimigos e até mesmo com o Estado, Paulo nesses versos volta-se para a maneira em que devemos viver em sociedade e dentro da história.

A orientação de Paulo à igreja é sobre o dever de amarmos uns aos outros. Por que o amor aos semelhantes é considerado um dever? Estamos permanentemente em débito com Cristo por causa do pródigo amor que Ele derramou sobre nós. A única forma que temos de expressar esse amor é amando o nosso próximo. Como o amor de Cristo sempre será infinitamente maior que o nosso, leremos sempre a obrigação de amar os nossos semelhantes.

Mas ao contrário do que possa parecer, cumprir o mandamento do amor não deve ser uma obrigação. No final das contas os mandamentos “não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás” se resumem em amar o próximo como a nós mesmos. Quando compreendemos o quão indignos somos do grandioso amor de Deus, entendemos que devemos ir além da lei humana e imitar o Deus de amor.

Ao passo que ressalta a importância do amor, Paulo alerta nesses versos sobre o tempo que vivemos. Importante entender que, apesar de ter sido escrita há quase 2000 anos, a carta aos Romanos carrega ensinamentos que devem ser entendidos hoje. Estamos mais próximo agora da volta de Cristo do que antes. Temos aqui (versos 11-14) conselhos preciosos para aqueles que querem estar prontos para o dia (mundo eterno) que está prestes a surgir.

Então, como devemos nos comportar? Paulo nos ensina a nos revestirmos das “armas da luz”, comportando como quem vive esperando a gloriosa volta de Jesus. Se nos sentirmos revestidos de Cristo (verso 14), então nossa vida refletirá as verdades trazidas pelo evangelho. Nosso comportamento será compatível com nossa ardente expectativa do encontro com nosso Criador. A ordem é mortificar nossa carne e fortalecer nosso espírito até que Ele venha nos buscar!

 

Para orar:

  • Agradeça a Deus pela oportunidade de adorá-lo e peça dicas de como “amar o próximo como a si mesmo” e de se manter longe dos desejos pecaminosos;
  • Ore e permaneça sempre firme e vigilante. Maranata, nosso Senhor está voltando!

 

Para ouvir:

Whole heart – Hillsong United

https://www.youtube.com/watch?v=S2w2AK0uwpw