Para meditar: Romanos 14
Apesar de ser uma carta, mas estar divida em capítulos, o livro de Romanos segue uma estrutura especial. Os capítulos de 1 a 5 nos capacitam a compreender o evangelho; os capítulos de 6 a 8, a experimentá-lo; os capítulos de 12 a 13, a vivê-lo de uma maneira amorosa. O capítulo 14, por sua vez, é utilizado para tratar uma questão pontual daquelas pessoas.
Paulo trouxe um princípio específico para aquela congregação que enfrentava problemas simplórios, mas que atrapalhavam o crescimento da igreja. Esses assuntos controvertidos (versos 2, 3, 5 e 21) geravam desconforto entre aquele povo. É preciso entender que as diferenças não devem ser temidas ou evitadas, contudo, aceitas e administradas com amor.
Quem é fraco e quem é forte na fé? Todos somos fracos em algumas áreas e fortes em outras. Nossa fé será forte em determinada área se pudermos sobreviver ao contato com situações diversas sem nos deixarmos envolver pelos padrões delas. Por outro lado, será fraca em outra se tivermos de evitar certas atividades, pessoas ou lugares, a fim de proteger nossa vida espiritual. É importante fazermos uma avaliação para descobrir nossos pontos fortes e fracos. Devemos perguntar-nos: “Será que posso fazer isso sem pecar?”; “Posso influenciar os outros para o bem, sem me deixar influenciar pelo mal?”. Melhor que apontar os erros dos outros, é assumir nossos próprios erros e buscar mudança.
Nas áreas em que somos fortes, não devemos ter receio de sermos contaminados pelo mundo, mas devemos servir a Deus. Nas áreas em que somos fracos, precisamos ser cautelosos. Se tivermos uma sólida fé, mas a escondermos, não será possível fazer a obra de Cristo nesse mundo e se expusermos uma fé débil, seremos extremamente tolos.
O que é uma fé fraca? Paulo se referiu a uma fé imatura, que ainda não desenvolveu o necessário para garantir-lhe defesa contra as pressões externas. Paulo desejava que seus leitores fossem, ao mesmo tempo, fortes na fé e sensíveis às necessidades alheias. Como todos somos fortes em algumas áreas e fracos em outras, precisamos controlar constantemente os efeitos de nosso comportamento sobre nossos semelhantes. O Cristão precisa ser influência positiva na vida de seus irmãos e ajudar no fortalecimento da fé de todos!
Para orar:
- Ore para que Deus o capacite a ver quaisquer áreas em sua vida em que você esteja sendo fraco e condenatório, ou então esteja sendo forte, mas agindo como pedra de tropeço.
Para ouvir:
Há um rio – Santa Geração
https://www.youtube.com/watch?v=PxteFt2q3ug
Comentários