Para meditar: Romanos 15:1-13
Caminhando para o fim de sua carta aos Romanos, Paulo continua a aplicar o evangelho à igreja, concentrando-se em unidade e missão. Os versos 1 e 2 nos direcionam ao entendimento de que nosso “próximo” não significa apenas nossa família cristã, mas toda a criação. O princípio de suportar a fraqueza dos fracos e agradá-los, a fim de edificá-los foi vivido pelo próprio Cristo. Isso nada mais é do que usar nossas habilidades e pontos fortes para servir aos outros, em vez buscar nossos próprios prazeres e ambições.
É bom destacar que Jesus foi o homem mais poderoso e forte que já existiu, todavia, usou tudo o que tinha a serviço dos outros. Cristo se dispôs a ser escarnecido, torturado e morto por aqueles que eram inimigos de Deus e fez tudo isso para servir aqueles que o cercavam. Se Jesus, filho do Deus vivo e Senhor do Universo, foi exemplo de humildade, que dirá de nós, que estamos em eterna dívida de gratidão pelo sacrifício na cruz!
Podemos perceber que Paulo realmente queria deixar claro à igreja a importância de viver o evangelho! Esse evangelho de transformação e justificação apregoa que devemos servir em todas as áreas de nossas vidas. Um dos princípios trazidos aqui é o de que sempre que tivermos poder (financeiro, social, relativo à popularidade ou confiança), devemos usar esse poder para edificar e fazer o bem àqueles que ainda não o têm. As ferramentas que Deus nos deu servem para que o verdadeiro amor seja pregado de diversas maneiras. Use aquilo que você tem de melhor para transformar a vida das pessoas.
Não por acaso Paulo explica que a verdadeira unidade cristã é um dom sobrenatural, que ocorre à medida que cultuamos juntos e baseia-se na justificação por meio de Cristo. Mais uma vez somos levados a entender que como corpo teremos nossas diferenças, mas o objetivo final deve ser sempre o mesmo: glorificar a Deus!
O verso 4, em especial, fornece uma verdade incrível. A Bíblia é inteiramente aplicável nos dias atuais. Ela é atemporal, isto porque Cristo é o centro. Cada porção da Bíblia contém lições e aplicações práticas para todas situações possíveis. Provai e vede!
Para orar:
- Peça para Deus te ajudar a ser um cristão mais forte e amoroso sempre que necessário. Fale sobre as circunstâncias em que você necessita de ajuda para usar sua liberdade de modo a edificar e fortalecer a fé de outras pessoas.
Para ouvir:
The more I seek you – Hannah McClure
Comentários