Você se denomina cristão? Para meditar: Romanos 2:17-29

Apesar da carta aos romanos ter sido escrita ao povo de Roma daquela época, sua mensagem transcende o tempo. Paulo escreveu às pessoas religiosas que pensavam que por serem morais e religiosas, não estariam sob o juízo de Deus. Ledo engano!

Os judeus da época se orgulhavam de várias coisas (versos 17-20), que se resumia, basicamente, a um orgulho na sua decência moral e na sua virtude. O alerta de Paulo é para que eles levassem em consideração três atitudes nas quais eles não estevam praticando o que pregavam (versos 21-23).

A mensagem era dura! Debaixo da religiosidade exterior, os judeus incorriam em erros que eles mesmos criticavam. Você conhece alguém que também faz isso? Você é uma dessas pessoas?

O apóstolo Paulo deixa claro que a circuncisão (rito religioso pelo qual um judeu era admitido na comunidade de Israel) não era suficiente para nos salvar das garras do pecado. Isso porque nenhum rito ou observância religiosa pode mudar o coração. Somente o Espírito Santo pode fazer isso e ele não é limitado por fatores religiosos.

Não basta nos autodenominarmos cristão, mas sim que ter uma fé viva e pulsante em nossos corações. Paulo destaca 4 sinais que indicam uma fé vazia:

1. Verso 21 – uma abordagem unicamente teórica da Bíblica;

2. Verso 17 – um sentimento de superioridade moral;

3. Verso 29 – falta de vida espiritual interior;

4. Verso 22 – hipocrisia.

Deus quer que nos livremos do falso moralismo para sermos inundados pelo seu Espírito Santo, que é poderoso para nos transformar de dentro para fora.

Para orar:

 Peça a Deus que lhe dê uma autoconsciência sincera da sua idolatria e/ou de sua justiça própria religiosa;

 Ore para que Deus o ajude a lutar em quaisquer sentidos que essa passagem o tenha desafiado.

Para ouvir:

Casa Favorita – Filhos do Homem –

https://www.youtube.com/watch?v=55JaegwtH9U

Hipocrisia cristã