Você tem fé nas promessas de Deus?
Para meditar: Romanos 4
Após falar ao povo romano e explicar que por intermédio da cruz Deus é o justo e o justificador daqueles que têm fé no sangue de Cristo, Paulo traz para a conversa o nome de dois grandes nomes do Velho Testamento: Abraão e Davi.
Acontece que Paulo, conhecedor da cultura judaica, sabia da importância desses dois homens para os judeus. Abraão é o patriarca e naquela época os judeus tinham-no como um homem de grande obediência e, consequentemente, justo. Todavia, o autor de romanos ensina que Abraão “descobriu” ser sua fé nas promessas de Deus que contava em seu favor para lhe conferir a posição correta diante de Deus. Não é por acaso que no versículo 11 temos a célebre confirmação de que Abraão é o pai da fé.
Mesmo diante de tantas adversidades, Abraão manteve-se firme nas promessas que Deus o havia feito. Isso nos revela que ele era justo antes mesmo de ser “circuncidado”, evidenciando o que Paulo já havia falado nos capítulos anteriores (a circuncisão/religiosidade não podem ser uma condição para sermos justificados). A vida do patriarca nos mostra que a fé é creditada com justiça quando cremos nas promessas de Deus a despeito das aparências e fraquezas (quem mais acreditaria que com a idade avançada Abraão seria pai e a promessa de que seria “pai de multidões” se cumpriria?).
Do mesmo modo, Davi é citado por Paulo para evidenciar que a bênção vem da confissão dos nossos pecados e de sermos perdoados. A gratidão pela misericórdia de Deus nos leva a entendermos a grandiosidade do poder do evangelho. Deste modo, a fé salvadora é confiar em Deus tanto para não computar nosso pecado contra nós quanto para nos considerar retos diante d’Ele!
O final desse capítulo traz uma das mais belas promessas: Deus creditará justiça a todos aqueles que crerem naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, nosso Senhor. Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação!
Para orar:
Reflita sobre sua jornada rumo à fé e sobre sua vida cristã desde então; Agradeça a Deus que Ele pode fazer o impossível, que o justificou e sempre cumpre suas promessas;
Para ouvir:
Romance infinito – Alessandro Vilas Boas
Comentários