A alegria da justificação
Para meditar:
Romanos 5:1-5
Ao entendermos que somos justificados, fica clara a oportunidade de um dia estarmos no reino eterno de Deus. Todas as promessas de um futuro maravilhoso no céu são reais, mas o apóstolo Paulo queria que entendêssemos os inúmeros benefícios que a justificação traz agora.
Os versos 1 e 2 do capítulo 5 nos revelam que ao sermos justificados pela fé, temos “paz com Deus”, que é diferente de “paz de Deus”. Não se trata, portanto, de um sentimento, mas sim de um estado. E “glória de Deus” refere-se à sua presença perfeita e maravilhosa. Deste modo, a justificação pela fé é assegurada por Jesus e produz alegria no sofrimento, paz com Deus, acesso a Ele e certeza de que viveremos junto com Ele.
Paulo sabia e alertava aos cristãos de sua época que a vida com Cristo requer renúncias e não nos isenta de sofrimentos terrenos, mas reiteradas vezes ele afirmou que a graça de Deus nos alcançou e ela nos mantém firmes na promessa que tudo coopera para o bem.
Não é fácil “passar pela prova dando glória a Deus”, mas a caminhada com Cristo nos mostra que há aprendizado em todas as circunstâncias. Por essa razão temos essa mensagem tão linda: a tribulação produz perseverança, que gera um caráter aprovado, que nos dá esperança!
Esperança neste contexto significa uma segurança mais forte de nossa paz com Deus, de nosso acesso a Deus e de nosso futuro lar em glória. Os benefícios da justificação não apenas são diminuídos pelo sofrimento, mas também são aumentados por ele.
A convicção de que nossos sofrimentos tem um propósito nos leva a perceber que o Pai nos encoraja a estabelecer nossa esperança no único lugar que pode sustentar eternamente minhas esperanças: no nosso próprio Deus. Temos essa certeza ao ler o verso 5: “E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu”.
Podemos nos regozijar em nossos sofrimentos, pois nossas alegrias permanecem mesmo em meio as aflições e tribulações! Declare em voz alta: TUDO FICARÁ BEM!!!
Para orar:
- Agradeça a Deus que você pode se regozijar mesmo nos momentos de sofrimento;
- Ore para que a verdade da justificação pela fé faça diferença em sua vida;
- Fale com Deus a respeito das áreas de sua vida em que você esteja passando por algum sofrimento e se agarre às verdades e à alegria dos versículos 3-5.
Para ouvir:
Every little thing – Hillsong Young & Free
Comentários